Tratamento para papada depende de avaliação médica presencial, entre os diversos procedimentos que podem ser indicados estão aplicação de ácido deoxicólico, criolipólise, radiofrequência, lipoaspiração, ultrassom microfocado, fios de sustentação, entre outros. A papada é resultado do acúmulo de gordura e/ou flacidez na região submentoniana. Conhecida popularmente como queixo duplo, a papada pode ser causada por idade, excesso de peso, predisposição genética, flacidez muscular, retenção de líquidos e ter relação até mesmo com a projeção do mento.
A partir dos 30 anos o corpo reduz a produção de colágeno, levando o tecido a perder sustentação. Com o excesso de peso aliado à perda de firmeza na pele, o peso muscular e da camada de gordura subcutânea tendem a formar o problema. A região costuma ser mais suscetível à flacidez pela sua posição inferior, sujeita à ação direta da gravidade.
É possível que o acúmulo de gordura na região abaixo do queixo seja uma predisposição genética. A condição pode ser agravada pelo consumo excessivo de sal, que favorece a retenção de líquidos, provocando inchaço em diversos locais do corpo, inclusive na papada. Identificar o que causa a formação do queixo duplo é fundamental para definir o tratamento para a papada, que interfere diretamente na definição do terço inferior do rosto e na harmonização facial.
Possíveis tratamentos para papada
Entre os possíveis tratamentos não invasivos que podem ser indicados conforme avaliação presencial, a criolipólise ajuda a reduzir a papada através do congelamento da gordura localizada na região submentoniana o que pode produzir morte celular e ajudar posteriormente na eliminação pelo organismo. O ácido deoxicólico é uma enzima aplicada de forma minimamente invasiva em diversos pontos da papada para diluir a gordura localizada e melhorar o contorno da região, quando recomendado pelo médico. Nos casos em que a causa predominante do queixo duplo é a flacidez o tratamento pode ser realizado, se houver indicação médica, com fios de sustentação para reposicionar os tecidos ou ultrassom microfocado para fortalecer a sustentação da região. Quando houver acúmulo expressivo de gordura pode ser indicada após avaliação médica presencial uma cirurgia de lipoaspiração.
O tratamento ideal para cada caso só pode ser indicado após avaliação presencial do paciente pelo médico onde serão avaliadas as condições físicas e histórico clínico, incluindo as causas da papada, volume de gordura localizada, grau de flacidez, tratamentos realizados anteriormente, entre outros.