Preenchimento de queixo permite aumentar, projetar, arredondar, empinar e até afinar o mento sem cirurgia. O procedimento é realizado no próprio consultório médico, com anestesia local sem sedação, em menos de uma hora, não deixa cicatriz e permite o retorno à rotina no mesmo dia. A bioplastia de queixo pode ter finalidade reparadora ou estética, tendo como ponto de referência a linha do nariz. O preenchimento para rinomodelação e o preenchimento de mandíbula muitas vezes são associados ao preenchimento de mento para equilibrar as proporções do rosto e favorecer a harmonização facial.
A avaliação é realizada após consulta presencial para que o médico possa entender as necessidades do paciente e desenvolver um tratamento personalizado. Entre as possibilidades estão, por exemplo, a criação de uma covinha vertical moldada com a ajuda de um curativo que permanece no local por dois ou três dias até que o implante se solidifique. A técnica de diminuição por adição permite ainda criar o aspecto de um queixo mais fino ou menor ao projetar o mento com concentração de volume em sua ponta. O preenchimento de queixo pode ser realizado com ácido hialurônico, hidroxiapatita de cálcio, policaprolactona ou ácido polilático, consulte as marcas aprovadas pela Anvisa. A técnica utiliza implantes líquidos injetados por microcânulas, agulhas com ponta arredondada que permitem moldar o mento de acordo com o objetivo do tratamento, sendo um procedimento bastante versátil.
Preenchimento de queixo para harmonização facial
O preenchimento de queixo pode ser associado ao preenchimento de linha da mandíbula por ser sua extensão natural e ao preenchimento de nariz, que deve ser referência para harmonização facial. A linha entre o nariz e o queixo é uma das guias na hora de equilibrar as proporções do rosto e estabelecer a quantidade de volume a ser implantado. O queixo retraído normalmente causa a impressão de nariz grande, mas na avaliação presencial o médico pode perceber que corrigir essa assimetria com o preenchimento de queixo proporciona equilíbrio entre as proporções e favorece o contorno facial. Converse com seu médico de confiança.