Hidroxiapatita de cálcio é um composto sintético na forma de microesferas suspensas em gel aquoso. A substância é utilizada como implante injetável em preenchimento facial para rejuvenescimento e harmonização facial. A hidroxiapatita é absorvível pelo organismo e seus principais componentes são o fosfato e o cálcio, que são importantes mediadores celulares na estimulação da formação proteica, possuindo as mesmas características dos ossos humanos. A substância é bem tolerada pelo organismo, não exige teste de hipersensibilidade, não migra, é inerte e estável no local de implantação.
A hidroxiapatita é uma das quatro substâncias particuladas utilizadas na bioestimulação de colágeno. Com duração de um ano e meio, a substância age preenchendo rugas e linhas finas de expressão nos primeiros meses. Cerca de 100 dias após a aplicação já é possível observar a sintetização do novo colágeno e o crescimento de novos tecidos ao redor da área aplicada.
A hidroxiapatita não é indicada para pacientes que tenham inflamação ou infecção na área a ser tratada, tendência a cicatrizes hipertróficas ou que apresentem predisposição a desenvolver inflamações.
Preenchimento facial com hidroxiapatita de cálcio
Preenchimento facial é um procedimento médico minimamente invasivo, realizado com anestesia local e microcânulas no próprio consultório médico. A técnica utiliza implantes líquidos, como a hidroxiapatita de cálcio, para equilibrar os traços faciais. O preenchimento pode ser dividido em duas grandes áreas: harmonização facial e rejuvenescimento facial. Com a substância injetável é possível preencher para dar volume e estimular a produção do colágeno local. Portanto, além de modelar os traços faciais, o produto também melhora a qualidade geral da pele. O composto também é bastante usado para o rejuvenescimento das mãos.