Tratamento para cicatriz de acne pode ser realizado com jato de plasma, laser CO2, microagulhamento, peeling químico ou, nos casos em que há formação de fibrose, Goldincision. Cicatrizes de acne são consequências da ocorrência de graus mais avançados de acne, quando há lesões com pus, formação de nódulos ou com grande processo inflamatório, incluindo febre e mal-estar. O processo pode ser agravado quando há manipulação da acne. Acnes ativas requerem um tratamento diferente ao oferecido para cicatriz de acne.
De modo geral um tratamento para cicatriz de acne busca estimular a renovação da pele e a produção de um novo tecido rico em colágeno. Na maioria das vezes isso acontece através da produção de lesões com profundidade controlada para remover o tecido com marcas de espinha e possibilitar a formação de uma pele com aparência mais uniforme. Os tratamentos costumam não apenas reduzir a cicatriz de acne mas também contribuir para uma pele hidratada, macia e com brilho. Saiba mais sobre cada um no final da página.
Goldincision para cicatriz de acne com fibrose
A técnica chamada de Goldincision, muito utilizada para o tratamento da celulite, também pode ser aplicada em cicatrizes profundas de acne, que na maioria das vezes apresentam aderências entre a pele e o músculo. O tratamento combina descolamento da fibrose seguido de preenchimento para estimulação de colágeno, contribuindo para um aspecto mais uniforme e saudável.
O tratamento ideal para cicatriz de acne será indicado pelo dermatologista conforme avaliação presencial do aspecto físico e histórico clínico do paciente. As cicatrizes de acne tendem a reduzir de forma satisfatória com uma sessão de tratamento, contudo, novas aplicações podem ser realizadas para uma resposta ainda mais expressiva. Terapias complementares também podem ser associadas.