Dra Karla Confessor esclarece sobre liberação da semaglutida para tratamento da obesidade
O ano de 2023 começou agitado para o mundo do emagrecimento. Muitos sites noticiaram a aprovação da Anvisa de novos medicamentos para perda de peso. A substância que ganhou mais destaque foi a semaglutida, conhecida pelo nome comercial “Wegovy“.
A semaglutida é uma velha conhecida por estar presente nas medicações Ozempic e Rybelsus, porém em outra posologia.
A diferença é que no Ozempic a semaglutida vem nas doses de 0,25 a 1 mg, de usos semanal, subcutânea, aprovada em bula para o tratamento de diabetes tipo 2 e usada off label para obesidade no Brasil, com base na segurança e resultados dos ensaios para perda de peso embora seja subdose para o tratamento dessa patologia.
O Rybelsus é o mesmo princípio ativo, ou seja, a semaglutida de apresentação oral, uso diário, também aprovada para o tratamento de diabetes tipo 2 e off label para obesidade, com possíveis efeitos semelhantes ao Ozempic em relação ao controle glicêmico e de peso.
Já o Wegovy, por sua vez, é a semaglutida, na dose de 2,4 mg semanal e subcutânea, estudada, especificamente para o tratamento de obesidade, que mostrou resultados espetaculares, com perda de peso em torno de 17% do peso corporal, e grande parcela com perda maior ou igual a 20%.
Enquanto medicações anteriores, inclusive a Saxenda, que é uma medicação da mesma classe.
Então, a chegada dessa medicação no Brasil representa um passo super importante no tratamento da obesidade, que é uma doença tão frequente e com tantas complicações.
Mas não podemos esquecer que o Wegovy é uma medicação e como qualquer outra medicação ela tem suas indicações, contra indicações e efeitos colaterais.
Uso sob orientação médica
O seu uso deve ser sempre feito com orientação e acompanhamento médico. O uso de medicação antiobesidade em conjunto com plano alimentar saudável e a prática regular de exercício físico.
Então, é um grande marco para todos nós que tratamentos obesidade com respeito, seriedade e embasamento médico científico sempre.