O laser Fotona é um tratamento que tem demonstrado boa eficácia recente em tratar várias condições de pele associadas ao colágeno e na renovação celular.
Utilizando uma tecnologia de duplo comprimento de onda (Nd:YAG e Er:YAG), o equipamento – de uso exclusivo por médicos – consegue atuar de forma simultânea em camadas profundas e superficiais da pele, com precisão milimétrica. Isso permite uma maior versatilidade na aplicação de diversos protocolos de tratamento para pele.
Em nossa prática clínica temos observado uma maior aplicação do Fotona em casos de rejuvenescimento facial, remoção de manchas e cicatrizes, flacidez corporal e facial, hemangiomas entre outras condições vasculares na pele.
O tratamento é reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica para diversas aplicações e cada sessão pode durar de 40 a 90 minutos, dependendo da área tratada e do protocolo a ser realizado.
Maior estimulação de colágeno na pele
O tratamento com Fotona, em especial nos modelos Dynamis NX e Starwalker – disponíveis na Clínica Leger Rio de Janeiro e São Paulo – conseguem estimular de maneira mais profunda a síntese de colágeno, ao mesmo tempo em que oferecem uma recuperação mais tranquila em relação a outros lasers do mercado devido a sua maior precisão.
A aplicação do laser na pele, particularmente no modo SMOOTH, é capaz de gerar um aquecimento controlado que estimula, nas camadas mais profundas da derme, a formação de um novo colágeno e a renovação celular. Já o FRAC3 por exemplo, é mais utilizado para estimular o colágeno nas camadas intermediárias da pele, com pulsos fracionados.
Os protocolos de tratamento do Fotona estimulam a pele de diferentes maneiras, e quando combinados podem aumentar ainda mais o potencial de estimulação de colágeno.
Fotona ou Laser CO2?
Segundo a Dra. Jacqueline Lima (CRM 80406), especialista em tratamento a laser Fotona em São Paulo, o equipamento possui uma maior gama de possibilidades quando se trata da configuração e parâmetros do laser, que vão desde o: comprimento de onda, profundidade, duração do pulso até a quantidade de energia aplicada nos tecidos.
Quando comparado a outros lasers disponíveis no mercado, como o Laser CO2 fracionado e o Erbium YAG, o tratamento com Fotona oferece maior versatilidade, permitindo planos de atuação mais personalizados e específicos para diferentes condições de pele.
Uma das vantagens, por exemplo, está na possibilidade de tratamento em peles negras com Fotona, ao contrário do Laser CO2 que é contraindicado para este tipo de pele.
E porque isso acontece? A Dra Jacqueline explica que isso se deve deve a maior precisão do laser Fotona, que permite um controle térmico extremamente preciso que evita queimaduras e manchas.
Essa versatilidade tem se tornado uma das maiores vantagens do equipamento, permitindo abordar diferentes condições estéticas em um único aparelho.
Isso tem contribuído para o aumento recente da procura pelo fotona no Brasil para tratar flacidez, remover manchas e cicatrizes, tratar condições vasculares na pele, e também para remover tatuagens.
Entendendo os modos de tratamento do Fotona
A combinação de alguns parâmetros no equipamento dão origem a protocolos específicos de tratamento que são patenteados pela própria Fotona, a exemplo do SupErficial™, SmoothEye®, Fotona4D® entre outros.
Estes protocolos estão disponíveis dentro da configuração do equipamento, podendo ser utilizados de forma conjunta pelo médico para aumentar ainda mais a eficiência em alguns áreas do corpo.
Cada modo foi desenvolvido com parâmetros específicos para as diferentes camadas da pele, tendo como base também uma série de estudos científicos feitos pela fabricante para atingir resultados mais precisos em diferentes condições da pele.
Como fica a pele depois do Fotona?
Logo depois de realizar o tratamento com fotona, a pele costuma ficar mais sensível e por isso é importante tomar certos cuidados para acelerar a sua recuperação.
Hidratação e protetor solar são fundamentais para minimizar o ressecamento e evitar manchas enquanto o tecido está desprotegido e mais sensível.
De forma geral, evite tomar sol por 30 dias. Se for indispensável, além de protetor, mantenha a região tratada coberta. Fotona contribui para renovação do tecido e estimula colágeno, para uma pele mais jovem e saudável que vai fazer você brilhar neste final de ano.
Neste video, a Dra Jacqueline Lima explica os principais cuidados que se deve ter após o procedimento.
Em caso de dúvidas sempre consulte sempre o seu médico.
Tratamento com Fotona no Rio de Janeiro e em São Paulo
A Clínica Leger oferece tratamento especializado em São Paulo e Rio de Janeiro com a última versão do laser fotona para tratar diversas condições de pele. O equipamento é de uso exclusivo médico e nós temos uma equipe treinada e capacitada em realizar o tratamento para atender você com todo conforto e dedicação.
Também disponibilizamos o Fotona, na versão Starwalker, para pacientes da nossa clínica em Porto Alegre.