Preenchimento facial é uma técnica que utiliza implantes líquidos injetáveis por microcânulas para correção de assimetrias e definição de contorno sem cicatriz. Este é um procedimento médico minimamente invasivo, ou seja, realizado com anestesia local e agulhas com ponta redonda no próprio consultório, sem corte, internação ou cirurgia. Depois do tratamento pode ocorrer sensibilidade, inchaço e hematomas, mas é possível voltar a rotina no mesmo dia. O preenchimento facial pode ser dividido em duas grandes áreas: harmonização facial e rejuvenescimento facial.
Harmonização facial é um procedimento procurado por pacientes com poucos ou nenhum sinal de envelhecimento que buscam proporções mais harmônicas para o seu rosto.
Rejuvenescimento facial é um procedimento destinado a reposição do volume perdido com o envelhecimento, que favorece a flacidez, o surgimento de rugas e o aspecto cansado da face.
Como funciona o preenchimento facial
Preenchimento facial funciona de forma similar independente do objetivo do paciente. Ao cogitar um preenchimento, seja ele facial ou corporal, o paciente precisa estar atento a três fatores principais: profissional, ambiente e produto. Independente se destinado à harmonização ou rejuvenescimento o preenchimento só pode ser realizado por médico com registro válido no conselho de medicina do Estado onde o procedimento será realizado, em local com alvará da vigilância sanitária para realização de procedimentos médicos e com produtos aprovados pela Anvisa.
Quais são as substâncias utilizadas no preenchimento
Existem cinco tipos de substâncias preenchedoras com marcas liberadas no Brasil: ácido hialurônico, hidroxiapatita de cálcio, ácido polilático e policaprolactona. Cada uma das substâncias possui suas variações, que são indicadas conforme o objetivo do tratamento. A linha de produtos do ácido hialurônico, por exemplo, inclui uma fórmula específica para preenchimento labial, outra para hidratação e outra com maior potencial para criação de volume. Tudo para atender as mais variadas necessidades de cada paciente.
Seja qual for a substância escolhida, o principal é saber se a marca comercial do produto a ser utilizado possui liberação da Anvisa para ser vendida no Brasil, isso garante a qualidade do produto e significa um reduzido risco de complicação. Inexiste produto manipulado ou genérico aprovado pela vigilância sanitária.
Harmonização facial com preenchimento
Harmonização facial é o conjunto de processos que visa o equilíbrio das proporções faciais com objetivo de definir ou alterar o formato do rosto respeitando as linhas naturais da face para uma aparência mais harmônica. A harmonização do rosto é feita conforme a necessidade de cada paciente e pode incluir diferentes procedimentos como bichectomia, tratamento para papada, toxina botulínica, preenchimento, fios de sustentação e até tratamentos odontológicos, tudo dependendo da avaliação presencial.
Preenchimento facial para rejuvenescimento
Preenchimento para rejuvenescimento facial ajuda na reposição de volume, estímulo de colágeno e redução de rugas. A flacidez sempre foi considerada um dos principais sinais do envelhecimento, contudo, hoje sabemos que a aparência cansada, os sulcos profundos e o “derretimento facial” com a perda de contorno do rosto, são causados também pela perda de volume.
O preenchimento é utilizado para repor o volume não só da pele, mas também das camadas de músculo e gordura, além disso promove a estimulação de colágeno, colaborando para vitalidade da pele. A técnica pode ser indicada ainda para preenchimento de rugas e correção volumétrica de sulcos, como o bigode chinês, atuando em três sinais do envelhecimento para um rejuvenescimento harmônico.
Preenchimento com ácido hialurônico
Entre as diversas possibilidades de preenchimento com ácido hialurônico estão tratamento de rugas, sulcos como o bigode chinês, preenchimento labial e demais regiões faciais de extensão reduzida, especialmente quando existe dúvida sobre a aparência final. O produto é um dos mais procurados por ser uma substância natural, absorvível em um ano e de fácil remoção. Além disso, o ácido hialurônico tem um papel importante na retenção de líquidos contribuindo para maciez e hidratação da pele.
O preenchimento facial também pode ser dividido quanto a sua finalidade, podendo ser utilizado para fins estéticos ou reparadores. As aplicações estéticas envolvem procedimentos de rejuvenescimento e harmonização, mas a técnica pode ser utilizada ainda para tratamento de lábio leporino e correção de assimetria facial nos casos de lipodistrofia ou síndrome de Parry Romberg. O preenchimento pode auxiliar ainda nos casos de feminização facial realizada por transexuais e transgêneros.
Técnicas de aplicação
O preenchimento é realizado conforme avaliação presencial de cada paciente segundo um tratamento personalizado pelo médico. As regiões a serem preenchidas, bem como plano de aplicação, quantidade e produto a ser utilizado, variam conforme o objetivo do paciente, orientação médica e indicações do fabricante de cada substância.
Propostas específicas de aplicação foram elaboradas por dois laboratórios para que os médicos pudessem obter o máximo dos produtos. As técnicas podem ser utilizadas de forma independente ou complementar com total liberdade para o médico adequar o tratamento conforme as necessidades de cada paciente. Os códigos médicos ou MD Codes, desenvolvidos pelo laboratório Allergan, tem foco no preenchimento com ácido hialurônico e parte de três pilares sequenciais para realizar a fundação, contorno e refinamento do rosto. A outra é uma abordagem global da face denominada Managing Aesthetic Patients ou MAP, proposta pela Galderma, um conceito que enfatiza a individualização dos tratamentos baseado em restaurar a aparência jovem, realçar as características faciais e revigorar a pele utilizando também ácido polilático para preenchimento no rosto e corpo.
Preenchimento corporal
O preenchimento também pode ser realizado em regiões corporais incluindo aumento de glúteos e rejuvenescimento de mãos. A técnica de implantes infiltrativos é muito procurada também por mulheres para preenchimento de coxas e por homens para preenchimento de panturrilhas. O preenchimento corporal para fins reparadores inclui correção da Síndrome de Poland com preenchimento peitoral, redução de pé torto congênito com preenchimento e aumento de deltoide com preenchimento de ombro. Consulte também sobre preenchimento íntimo.