Manchas escuras na pele podem ser melanoses causadas pela exposição solar ao longo dos anos ou melasmas formados por fatores hormonais, predisposição genética ou alguma substância fotossensibilizante, como a furocumarina presente no limão. A energia ultravioleta dos raios solares estimula a atividade dos melanócitos, as células produtoras de melanina, o pigmento que dá cor à pele. As manchas escuras na pele, incluindo sardas e manchas de acne podem ser tratadas com laser CO2 fracionado, microagulhamento e peeling químico. Outros tipos de manchas que podem receber tratamento estético e oferecem pouco ou nenhum risco à saúde são as dermatites, rosácea e diferenças de pigmentação causadas por psoríase e vitiligo.
Laser CO2 fracionado para tratamento de manchas na pele
Laser CO2 fracionado é uma tecnologia que parte do princípio da fototermólise seletiva para fragmentar os melanócitos preservando a área não pigmentada. Isso acontece devido a uma maior atração dos feixes de luz por cromóforos, moléculas capazes de absorver a luz. Ao reter a energia do laser a melanina é aquecida até ser rompida, sendo eliminada pelo sistema linfático.
Microagulhamento para melasma
O microagulhamento utiliza pequenas agulhas para produzir uma série de pequenos danos na pele estimulando a renovação celular. A técnica incentiva a produção de um tecido saudável, rico em colágeno e de tonalidade mais uniforme. O tratamento é realizado com anestesia tópica, permite o retorno à rotina em curto período, sendo recomendado apenas o uso de protetor solar.
Peeling Químico
O peeling químico é outra opção no tratamento de manchas. Realizado com ácido láctico, ácidos de frutos, ácido glicólico ou ácido salicílico, a técnica promove a descamação superficial da pele. O novo tecido que cobrirá o local reduz a diferença de pigmentação além de apresentar uma aparência mais saudável com brilho, maciez e textura renovados.
Excimer laser para psoríase vitiligo e dermatites
Para o tratamento de dermatite, psoríase, vitiligo e outras doenças da pele derivadas de disfunção do sistema imunitário é utilizada a terapia por luz UVB de banda estreita, que imita o comprimento de onda do laser excimer com 308 nm. O equipamento simula o efeito da luz solar, produzindo uma modelação imunológica de incentivo aos melanócitos a retomarem a produção de melanina.
LIP para rosácea
Para o tratamento de rosácea, manchas na pele de coloração rosada, a terapia mais frequente é a luz intensa pulsada. O equipamento emite uma luz difusa com poder calmante que alivia a dilatação, inflamação e irritação dos vasos sanguíneos, causando sua retração e aliviando as manchas.
Como diferenciar manchas comuns de melanoma
Melanomas surgem quando há uma multiplicação desordenada de melanócitos, causando manchas com diâmetro maior do que 5 mm, de formato e bordas irregulares e que apresentam alterações frequentes em sua aparência, incluindo a cor.
O tratamento ideal será definido pelo médico em consulta presencial de acordo com a avaliação física e histórico clínico do paciente.